terça-feira, 21 de junho de 2011

Teste Rápido de HIV


O que é o Teste Rápido de HIV e como fazer?

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo ou de um tubo de sangue pelo braço. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

Quem deve fazer o Teste Ráido de HIV e quando deve fazer?

O teste de AIDS não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de dois meses para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, o mais aconselhável é que se faça o exame após esse período.

Onde fazer o teste?

Os testes para detectar o vírus HIV são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente. Procure uma Unidade Básica de Saúde ou um Centro de Referência e Tratamento (CRT).

Referência: pelavidda.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário