terça-feira, 10 de maio de 2011

Importância do Papanicolau ou Citologia Oncótica


O exame de Papanicolau ou Citologia Oncótica verifica alterações nas células do colo do útero. Estas alterações podem ser detectadas pelo exame, as quais podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas. Também pode-se detectar infecções por vírus no colo do útero e infecções vaginais. As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, deveriam se submeter a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano.

Existe uma chance crescente de desenvolver este tipo de câncer se a mulher:
- Teve ou tem muitos parceiros sexuais;
- Ela ou o parceiro têm tido infecções genitais;
- Teve câncer de vulva ou vagina;
- O parceiro teve câncer de pênis;
- É fumante;

- Apresenta sistema imonológico debilitado.

Não deve-se usar ducha ou cremes vaginais durante os dois dias anteriores ao exame, nem manter relação sexual dentro das 24 horas anteriores, pois isto pode causar resultados incorretos.
O Papanicolau demora poucos minutos e é feito como parte de um exame ginecológico de rotina. Durante o exame, a mulher fica deitada, com os joelhos dobrados e as pernas afastadas. O médico introduz um aparelho específico na vagina, o qual permite a abertura de suas paredes para conseguir ver o colo do útero. Então, ele utiliza um cotonete especial, uma escovinha ou uma palheta para, esfregando, remover algumas células do colo do útero, as quais serão mandadas a um laboratório para serem analisadas microscopicamente.
O teste é rápido, seguro e gratuito e pode ser realizado na UBS mais próxima.

Referência: http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?libdocid=3260&fromcomm=4&commrr=src

Nenhum comentário:

Postar um comentário